Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brasão do CRPO-M

Brasão CRPO Missões
Brasão CRPO Missões

DECRETO Nº 48.473, DE 24 DE OUTUBRO DE 2011.

Institui o Brasão de Armas do Comando Regional de Polícia Ostensiva – Missões - CRPO-Missões, da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul,  sediado no município de Santo Ângelo.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso das atribuições que lhe confere o art. 82, incisos V e VII, da Constituição do Estado,

D E C R E T A:

Art 1º Fica instituído o Brasão de Armas do Comando Regional de Polícia Ostensiva – Missões - CRPO-Missões, da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, a ser adotado com observância ao modelo constante no Anexo Único deste Decreto, conforme as seguintes descrições:

I - um escudo em estilo português, terciado, bordo em negro, encimado pela coroa mural em cinco torres; no escudo, abaixo da coroa, com a nomenclatura “CRPO Missões”, em branco; à direita, a figura das Ruínas de São Miguel das Missões juntamente com a Cruz Missioneira, com campo em sinopla; à esquerda, em amarelo pleno, carregado com as estrelas do Cruzeiro do Sul em ouro, com campo em sinopla, dois ondados, sobre o qual aparece, em negro, a figura histórica missioneira de Sepé Tiaraju, portando sua lança, montado em seu cavalo, também em negro. Abaixo, em vermelho, com círculo contendo 12 bandeiras com a seguinte representação: Rio Grande do Sul, Letônia, África do Sul, Polônia, Alemanha, Áustria, Holanda, Suécia, Itália, Portugal, Espanha e Arábia, etnias essas que formam a cultura do noroeste colonial, as quais ornam a estátua do lavrador, baseado em engrenagens metálicas:

a) Listel de goles (em ouro), com legenda “17 de dezembro de 2004”, em negro.

 II – a simbologia Heráldica é definida da seguinte maneira:

a) escudo em estilo português, com a base arredondada, que por seu desenho simples e ligações com a região das missões, também é bastante utilizado na Espanha, Brasil, Alemanha e Países Baixos;

b) esmalte e metais em amarelo (ouro), verde e vermelho, representando as cores da Bandeira do Rio Grande do Sul. Negro ou preto: constância, prudência e abnegação;

c) figuras e peças: a coroa representando a soberania sobre os demais símbolos indicativo das unidades que compõe o comando regional; no terciado direito da figura, as ruínas de São Miguel das Missões, com a “Cruz de Lorena”, em cor marrom símbolo da religiosidade característica da região, e do 7º Regimento de Polícia Montada, em campos ondeados em verde; no terciado esquerdo, a figura de Sepé Tiaraju, montado em seu cavalo, portando sua lança na luta constante e honrosa pelos ideais de verdade e justiça, na sobrevivência e manutenção de sua terra e seu povo missioneiro, símbolo também do 7º RPMon e do 14º BPM. Na divisão abaixo (no terciado), em vermelho, com o círculo contendo 12 bandeiras com a seguinte representação: Rio Grande do Sul, Letônia, África do Sul, Polônia, Alemanha, Áustria, Holanda, Suécia, Itália, Portugal, Espanha e Arábia, etnias essas que formam a cultura regional, as quais ornam a estátua do lavrador que por sua vez simboliza o trabalho no campo e a pujança do povo do noroeste http://www.al.rs.gov.br/legis colonial do Rio Grande do Sul, baseado em engrenagens metálicas do pólo industrial e metal[1]mecânico do Município de Ijuí e Região. É também símbolo do 29º BPM; e

 d) legenda: acima, no escudo, a nomenclatura abreviada do Comando Regional de Polícia Ostensiva Missões, identificando o OPM. No listel, em ouro, legendada a data de fundação e instalação do OPM: “17 de dezembro de 2004”, como marco temporal característico dos brasões.

Art. 2º O Distintivo Histórico é constituído pelo escudo do Brasão de Armas e adornos exteriores, com dimensão máxima de 0,06m de largura por 0,07m de altura, sendo considerado distintivo de braço.

Art. 3º O Comandante-Geral da Brigada Militar expedirá normas de cerimonial e instruções de uso das honrarias instituídas por este Decreto.

Art. 4º Este decreto entra em vigor na data da sua publicação.

PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 24 de outubro de 2011.

 

Brigada Militar