Brigada Militar concede homenagem aos colaboradores do Sistema de Inteligência
Publicação:
A solenidade de entrega da Medalha de “Mérito de Inteligência da Brigada Militar” aconteceu nesta quarta-feira (26/11) no auditório da sede do Comando-Geral em Porto Alegre. Entre os 23 agraciados estão militares, policiais militares, civis e autoridades da sociedade civil organizada que, no exercício de suas funções e atividades, contribuíram eficazmente para o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e o aprimoramento da Inteligência no âmbito da Brigada Militar.
O chefe da PM2, tenente-coronel PM Moggar Frederes de Mattos, agradeceu ao Comando-Geral da Brigada Militar pela confiança no trabalho que proporcionou o alcance de diversas conquistas. Entre elas, destacou a ampliação do efetivo das Agências, a capacitação de mais de 300 profissionais do Sistema de Inteligência, atualização do regulamento geral de Inteligência e a estruturação de uma Ciberinteligência.
O tenente-coronel PM Frederes, destacou ainda, a seção criada para analisar o extremismo violento ideologicamente motivado: “Entre 2022 e 2023, criamos a seção que constitui um catalisador da estruturação do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema, o NuPVE do Ministério Público Estadual. Estamos fazendo reuniões com outros Estados para disseminar o nosso método de trabalho com este tema tão delicado e premente na sociedade”. Além disso, em uma projeção de avanços, adiantou que em 2026 ocorrerá apresentação de novas ferramentas que estão em processo de desenvolvimento.
O comandante-geral, coronel PM Cláudio dos Santos Feoli, assim como o subcomandante-geral, coronel PM Douglas da Rosa Soares, e o chefe do Estado-Maior, coronel PM Luigi Gustavo Soares Pereira prestigiaram a solenidade. Para o coronel PM Feoli, a atividade de Inteligência Policial é indissociável da segurança pública e da Brigada Militar. “Nos últimos anos, o papel da inteligência da Brigada Militar tornou-se ainda mais central, especialmente diante da política estadual de segurança pública que integra as forças de segurança. Os resultados estão nas operações mais eficientes, no planejamento mais apurado, na redução de riscos, na proteção direta da vida dos policiais militares e da sociedade gaúcha,” afirmou.
Texto: jornalista Eliege Fante, servidora civil na PM5/BM