Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar divulga balanço final da Operação Fronteiras e Divisas Seguras

A ação, que foi organizada pela Brigada Militar, reforçou a presença do Estado nas regiões de fronteira e divisas

Publicação:

Operação Fronteiras e Divisas Seguras
Operação Fronteiras e Divisas Seguras

Em cinco dias de atuação, as Operações Simultâneas Brasil, Argentina e Uruguai - Operação Fronteiras e Divisas Seguras demonstrou a efetividade da integração entre forças de segurança, Forças Armadas e órgãos civis, consolidando uma resposta coordenada e eficaz no enfrentamento aos crimes transfronteiriços.

Mesmo com o curto período de duração, a Operação Fronteiras e Divisas Seguras alcançou níveis de produtividade próximos e em alguns casos superiores à média diária da Brigada Militar em todo o Estado.

A ação, que foi organizada pela Brigada Militar, reforçou a presença do Estado nas regiões de fronteira e divisas, ampliando o alcance das fiscalizações e o impacto das medidas de segurança.

A Operação Fronteiras e Divisas Seguras foi uma ação integrada entre a Brigada Militar, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Militar do Paraná, Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, Departamento de Operações de Fronteira do Mato Grosso do Sul, Polícias das Províncias de Misiones e Corrientes, a Gendarmería Nacional Argentina, a Prefectura Naval Argentina, a Polícia Nacional da República Oriental do Uruguai, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Civis do RS, SC e PR, a Polícia Federal, as Receitas Federal e Estadual, e a Secretaria da Agricultura e Pecuária do RS.

O Exército Brasileiro prestou apoio em terra, especialmente nas áreas de fronteira, enquanto a Marinha do Brasil fortaleceu as ações nas regiões fluviais e ribeirinhas. A Força Aérea Brasileira, por sua vez, atuou na inteligência e monitoramento aéreo por radar, contribuindo para a vigilância e o controle do espaço nas áreas de operação. Cada instituição, dentro de suas atribuições legais, atuou de forma coordenada, seja em prisões, fiscalizações, patrulhamentos ou apreensões, demonstrando o comprometimento conjunto da população e o controle das áreas de divisas e fronteiras.

A ofensiva mobilizou 11.544 integrantes das forças participantes, com o emprego de 3.519 viaturas, 17 aeronaves, 110 drones, 127 embarcações e 109 cães, demonstrando a amplitude e a capacidade operacional da ação conjunta.

Foram cerca de 10 mil pessoas abordadas por dia, praticamente o mesmo volume registrado pela corporação em um dia de atuação em todo o Rio Grande do Sul. Além disso, as ações resultaram em 290 presos, 15 adolescentes apreendidos e em 72 prisões de indivíduos com mandado de prisão.

Na fiscalização de veículos, o ritmo foi ainda maior, com média de 6,8 mil por dia, superando a média estadual mensal. As fiscalizações se estenderam, ainda, a 476 estabelecimentos comerciais.

Também se destacam as mais de 2,4 toneladas de drogas apreendidas por dia, índice mais de 40 vezes superior ao resultado médio diário da Brigada Militar no mês de outubro.

As ações ainda renderam a apreensão de 591.860 maços de cigarros, 21 armas de fogo, 4.484 munições e R$ 46.144,00 em espécie.


As Operações Simultâneas Brasil, Argentina e Uruguai - Operação Fronteiras e Divisas Seguras reafirma o compromisso das instituições de segurança com o trabalho integrado e permanente em áreas estratégicas. As ações preventivas e repressivas desenvolvidas na operação, somadas aos esforços entre forças nacionais e estrangeiras fortalece o combate aos crimes transfronteiriços e garante a continuidade das ações em defesa da ordem e da tranquilidade pública refletindo na redução dos índices criminais, em especial nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI)

Fonte: IBM Cognos –Sistema de Planejamento e Estatística – SPE e Sistema Avante

Brigada Militar