Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar forma 539 soldados e amplia a sensação de segurança no Estado

Publicação:

Soldados formandos da BM em posição de sentido
Cerimônia de Formatura de soldados em Porto Alegre no campo da APM - Foto: Sd Morsch PM5

A Brigada Militar formou um total de 539 soldados do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) nesta sexta-feira (25/07). Na cerimônia em Porto Alegre, formaram-se 258 novos soldados e, em Montenegro, 281. Entre todos, 58 vieram das demais regiões do país.

secretários de estado, governador e autoridades da forças armadas estaduais em posição de sentido
Governador Eduardo Leite participa da cerimônia de formatura dos soldados da Brigada Militar - Foto: Sd Lucas PM5

O governador Eduardo Leite prestigiou a cerimônia realizada na Academia de Polícia Militar na capital. Leite destacou a redução nos índices de criminalidade e a ampliação do efetivo: “Credito o avanço na segurança pública aos homens e mulheres, aos nossos soldados que combatem o crime ou estão presencialmente percorrendo as ruas, mostrando que aqui no Rio Grande do Sul não toleraremos a criminalidade,” disse. 

O secretário-adjunto da Segurança Pública, Coronel Mário Ikeda, ressaltou que o aumento do efetivo corresponde ao aumento da segurança para a sociedade, conforme evidencia a queda nos números de crimes. “O aumento do efetivo com esta formatura vai nos ajudar, não só nos indicadores de criminalidade, mas para aumentar a sensação de segurança da nossa população,” asseverou.

A mensagem do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, lembrou a origem quase bicentenária da Instituição e a responsabilidade assumida pelos novos soldados, enquanto guardiões desta história: “no atendimento às ocorrências e em cada interação que tiverem com a sociedade, levem a técnica e a lei na cabeça, a bravura e o compromisso no coração”.

Palavras dos paraninfos

O subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares, fez o discurso de paraninfo da turma de Porto Alegre. “Hoje é um dia ímpar na vida de formandos, de familiares e da família brigadiana porque celebramos o fim de uma etapa severa. Mas, também, o renascimento de homens e de mulheres dispostos a trilhar um caminho de doação, coragem e paixão, assim como de desafios, responsabilidades, abnegações e conquistas,” declarou.   

O tenente coronel Oscar Bessi Filho, paraninfo da turma de Montenegro, recordou a atuação dos profissionais durante as enchentes em 2024. “Se a água subiu como se quisesse apagar paredes, memórias e sonhos, nós trabalhamos no resgate e na reconstrução do nosso estado. E, vocês, antes de se tornarem soldados da Brigada, já agiam como tal, estendendo a mão sem esperar nada em troca, em prol da coletividade e da vida, o que diz muito mais sobre ser policial do que qualquer manual de doutrina”.

Também prestigiaram a formatura dos novos soldados diversas autoridades estaduais e municipais.

Curso de Policial Militar

O Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) foi realizado entre gaosto de 2024 e julho de 2025. Somou 1615 horas-aula, teve a supervisão do Departamento de Ensino da Brigada Militar e a coordenação e realização da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Porto Alegre. Para saber mais informações, acompanhe o nosso site: https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/curso-basico-de-formacao-policial-militar-cbfpm-policiamento-2021

Mais equipamentos

Na mesma oportunidade, o governador Eduardo Leite entregou as chaves das 70 novas viaturas da Instituição para o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, entre elas: seis Corolas Cross, 29 Pajeros Sport, duas Ford Ranger, sete motocicletas, nove bases móveis e 17 micro-ônibus.

veiculos dispostos no gramado do campo e policiais ao lado de cada um deles

Segundo Feoli, o recebimento das viaturas amplia mobilidade da Corporação e, por consequência, a capacidade de resposta e de suporte logístico. “Trata-se de um investimento estratégico, que valoriza os policiais, protege nossas comunidades e fortalece a atuação preventiva e repressiva,” afirmou.

Texto: Eliege Fante, servidora civil PM5/BM

Fotos: Sd Brenda, Sd Lucas, Sd Morsch, Sd Ribeiro PM5/BM

Brigada Militar