Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar forma novos operadores de drone em Caxias do Sul

Publicação:

Formatura Drone
Formatura Drone jpeg - Foto: Sd Wagner/PM5

A Brigada Militar realizou, nesta quinta-feira (24/07), a formatura de 12 profissionais na terceira edição do Curso de Operações Policiais com Drone, promovido pelo Batalhão de Aviação e pelo Departamento de Ensino. Entre os dias 14 e 23 de julho deste ano, os formandos cumpriram uma jornada de 90 horas-aula de aprendizado e prática, tornando-se aptos a operar aeronaves remotamente pilotadas e em apoio direto à segurança pública do Estado.

O treinamento foi personalizado, já que cada profissional participou com um drone próprio, visando potencializar o domínio dos equipamentos e a aplicação de técnicas avançadas. Ao longo da formação, foram ministradas disciplinas teóricas que abordaram legislação, segurança de voo, sistemas aeronáuticos, mapeamento e georreferenciamento, segurança operacional e fundamentos do voo voltado à segurança pública.
Ao mesmo tempo, os formandos receberam instruções práticas, envolvendo áreas essenciais de atuação da Brigada Militar, como policiamento preventivo, policiamento ambiental, operações de choque e atividades de inteligência. Todo o conhecimento adquirido culminou em uma avaliação final por meio de um exercício simulado, que desafiou cada operador a integrar teoria e prática em um cenário realista e de alta complexidade.
Com esta formação, os novos operadores estão plenamente capacitados a empregar drones nas mais diversas áreas de atuação da Brigada Militar, inclusive em operações críticas que demandem precisão, estratégia e tecnologia, sempre com responsabilidade e segurança.
A conclusão do Curso de Operações Policiais com Drone representa a consolidação de um marco tecnológico e operacional, que amplia a capacidade da Brigada Militar de proteger e servir a sociedade gaúcha com excelência e inovação.
O subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares, parabenizou os formandos e o BAVM bem como o Departamento de Ensino pela realização do curso, que significa o avanço da Instituição em mais esta área do conhecimento.
Em seu discurso, o comandante do Batalhão de Aviação (BAVBM), tenente-coronel Robson Emanuel Leite Camargo, destacou as inovações, como a transmissão ao vivo das operações para a sala de gestão e comando. “É uma ferramenta que amplia nossa capacidade de resposta e integração durante missões críticas e a liberação de áreas restritas para a segurança pública,” explicou.
O comandante também parabenizou o 1º Esquadrão Independente de Aviação pelo empenho e profissionalismo na realização do curso: “A dedicação dos integrantes desta unidade foi fundamental para que a formação ocorresse com qualidade e dentro dos padrões de excelência que a Brigada Militar exige”.

Texto: sc Eliege/PM5

Fotos: sd Wagner/PM5

Brigada Militar