Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar homenageia o Patrono da Instituição aos 160 anos de nascimento

Comando-Geral da Brigada Militar e a Legião Altiva participaram da solenidade

Publicação:

Militares e civis estão em torno do jazigo ornamentado com flores. Aparece dois PMs, Chefe do EMBM e o Subcomandante-Geral da BM prestando continência ao homenageado
Chefe do EMBM e Subcomandante-Geral da BM participam da homenagem ao Coronel Massot - Foto: Sd Brenda PM5
Autoridades em fileira e em torno do jazigo no cemitério.
Autoridades militares e civis participaram da homenagem realizada diante do jazigo centenário - Foto: Sd Brenda PM5

A Brigada Militar realizou, nesta quinta-feira (16/10), uma homenagem aos 160 anos de nascimento do Coronel Emílio Afonso Massot, o Patrono da Brigada Militar, no Cemitério da Santa Casa. O Comando-Geral da Brigada Militar e a Legião Altiva participaram da solenidade, entre outras autoridades militares e civis. Além das honras militares, duas suntuosas coroas de flores ornamentaram o jazigo.

Filho de imigrantes franceses, nasceu em Pelotas, onde em 1892 ingressou na Brigada Militar, como Capitão comandante de uma Companhia do 1º Batalhão de Infantaria da Reserva.

Serviu no Comando da Brigada Militar de 1915 até 1925. Da sua marcante atuação, que promoveu a reorganização geral da Brigada Militar, destaca-se a criação do Curso de Ensino, que é equivalente aos Cursos de Formação de Oficiais. Destaca-se, também, a criação da Escolta Presidencial, hoje 4º RPMon, a criação das Escolas de Ginástica, Esgrima e Equitação, a criação do Serviço de Aviação e trem blindado, e a criação do Posto de Aspirante Oficial.

Faleceu em 21 de outubro de 1925, na capital gaúcha, aos 60 anos. Mas, permanece vivo na memória e no coração de todos que servem sob o estandarte da Brigada Militar.

Texto: jornalista Eliege Fante, servidora civil na PM5/BM

Brigada Militar