Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar comemora os 37 anos do Instituto de Pesquisa com Seminário e novidades

Publicação:

PMs formados aparecem em fileira ostentando o diploma. À esquerda, está o chefe do do IPBM, major PM Michel Ribeiro, e à direita, o diretor de Ensino da Brigada Militar, coronel PM Jorge Dirceu Abreu Silva Filho
Turma do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Ciências Militares e Ciências Policiais da BM - Foto: Sd Wagner PM5 BM

A Brigada Militar realizou uma solenidade alusiva aos 37 anos de aniversário do Instituto de Pesquisa (IPBM), nesta terça-feira (14/10), em Porto Alegre. Autoridades militares e civis compareceram ao evento que teve um Seminário, a formatura da turma do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu Ciências Militares e Ciências Policiais da Brigada Militar, a entrega da Comenda “Major Miguel José Pereira” para as pessoas que contribuíram com o fortalecimento do IPBM e o desenvolvimento do PPG, e o lançamento da revista científica do IPBM. 

No palco, aparecem quatrro PMs, sendo os dois primeiros homenageados pela contribuição conferida ao IPBM
Ilustres homenageados na solenidade alusiva ao aniversário do IPBM - Foto: Sd Wagner PM5 BM

Seminário
O Seminário contou com dois expositores. O professor da UERGS, Dr. Fernando Santos, abordou a importância da metodologia científica na captação de recursos financeiros para inovação. E, o chefe da PM3, coronel PM Márcio Luiz da Costa Limeira, tratou da relação entre o método, a ciência de dados e as pesquisas policiais. Segundo o Prof. Santos, “o objetivo é capacitar os brigadianos a desenvolver uma visão mais estratégica, proporcionando orientações práticas, troca de experiências e métodos diferenciados para obter recursos financeiros de agências de fomento à inovação”.

Revista Científica
A revista científica do IPBM, vinculada ao Departamento de Ensino da BM, vai divulgar a produção científica, técnica e acadêmica relacionada à segurança pública, às ciências policiais e militares, bem como às áreas afins, promovendo o intercâmbio entre pesquisadores civis e militares. No lançamento, foi apresentada a plataforma de acesso aberto (leia aqui ). Esta primeira edição traz artigos das décadas de 1980, 1990 e 2000, tendo sido mantida as normas técnicas da ABNT à época, mas com algumas adaptações pertinentes. Conforme o chefe do IPBM, major PM Michel Ribeiro, o novo periódico científico pretende alinhar-se aos novos critérios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para mensurar a relevância científica, que considera o alcance dos artigos por meio do número de acessos e de citações. “Por isso, a Revista será registrada em bases de dados e diretórios nacionais e internacionais que contabilizam o engajamento dos leitores, e que fortalecem a presença digital da produção acadêmica, ampliando a difusão do conhecimento científico,” disse.

O diretor de Ensino da Brigada Militar, coronel PM Jorge Dirceu Abreu Silva Filho, aposta que o lançamento da revista científica do IPBM, de periodicidade semestral com edições extras, vai promover o aumento de pesquisas no rico acervo do Instituto ao incentivar o efetivo a pesquisar e a publicar os resultados. “O acervo do nosso Instituto é grande e importante, ali estão guardadas soluções a questões internas que esperam por estudos que desenvolvam respostas científicas,” destacou, sobre a aposta na produção literária e científica de policiais militares.

Leia também:
Brigada Militar lança livro sobre segurança pública e meio ambiente. Obra dialoga com a comunidade científica e mostra para a sociedade a complexidade da atuação policial.

Texto: jornalista Eliege Fante, servidora civil na PM5/BM

Brigada Militar