Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar leva orientações sobre o Proerd e Patrulha Maria da Penha ao público da Expointer

Ações incluem entrega de materiais e esclarecimentos aos visitantes da feira sobre programas de prevenção e proteção

Publicação:

Policial da patrulha maria da penha entrega panfleto para civil
Patrulha Maria da Penha na Expointer

A Patrulha Maria da Penha e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar estão presentes diariamente, das 8h às 20h, em estande da 48ª Expointer 2025 — a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. Os servidores da BM oferecem atendimento ao público, entrega de materiais e orientações sobre como funcionam os programas.

A Patrulha Maria da Penha é formada por policiais militares capacitados para apoiar e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas, atuando de forma ativa e especializada no combate à violência doméstica e familiar. As vítimas podem ligar para o 190.

Criada em 20 de outubro de 2012, a Patrulha Maria da Penha visita residências de mulheres vítimas de violência, aplicando questionários para avaliar sua situação e garantir que elas se sintam amparadas. Esse contato direto é fundamental para quebrar barreiras, conquistar a confiança das vítimas e evitar que o medo ou a vergonha as silenciem, destacam coordenadores da Patrulha Maria da Penha.

Para 2025, a Brigada Militar prevê capacitar mais de 480 policiais militares em todas as regiões do Estado, qualificando o atendimento emergencial às mulheres em situação de violência. O objetivo também é reforçar a fiscalização das medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça.

Decisões responsáveis e seguras

No estande da Expointer, o público também encontra informações e materiais sobre o Proerd, programa de prevenção desenvolvido em parceria entre Brigada Militar, escolas e famílias. A iniciativa busca orientar crianças e adolescentes para a tomada de decisões responsáveis e seguras, evitando o uso de drogas e a prática de violência.

As escolas interessadas, públicas ou privadas, podem solicitar a implantação do programa junto ao Batalhão de Polícia Militar da região em que estão localizadas.

Criado nos Estados Unidos em 1983, sob o nome D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), o programa se consolidou mundialmente como referência em prevenção, sendo adaptado para o Brasil com a atuação de policiais militares uniformizados e preparados para trabalhar em ambiente escolar. Além de abordar a resistência às drogas, o Proerd desenvolve habilidades sociais e acadêmicas que contribuem para escolhas mais conscientes em diferentes aspectos da vida.

Texto: jornalista Marcelo Miranda, SC – PM5/Brigada Militar

Brigada Militar