Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

BM prende mais de 150 pessoas e retira 12 armas de fogo das ruas em quatro dias, no litoral

Criminosos presos, armas apreendidas e ocorrências atendidas

Publicação:

Policial militar do batalhão de choque ao lado de uma viatura verde em posição de respeito.
Operação Golfinho 2026 - Foto: Sd Wagner Hopf - PM5

Na quinta-feira (22/01), teve início o 2º período da Operação Golfinho, ação que integra a Operação Verão Total, do Governo do Estado.

Já nos primeiros dias de atuação, de 22 a 25 de janeiro, a Brigada Militar prendeu 151 pessoas e apreendeu 12 armas de fogo, que resultaram em prisões por porte e posse ilegal de arma. Em uma das prisões, um jovem de 22 anos, com antecedentes criminais por tráfico de drogas, portava uma pistola, na cintura, quando foi abordado, em Capão da Canoa.

Atuando contra o crime organizado, a Brigada Militar não deixou de prestar atendimento direto à comunidade que se encontra no litoral. Com uma média de 347 ocorrências por dia, a BM atendeu 1390 chamados nesses quatro dias de Operação. 

No trânsito, a BM também intensificou as ações de fiscalização, realizando mais de 350 (trezentas e cinquenta) barreiras policiais, fiscalizando 5.803 (cinco mil, oitocentos e três) veículos, autuando quase 2 mil condutores, reforçando a presença policial para garantir maior segurança nas estradas e rodovias.

Os dados apresentados são registros do Sistema de Planejamento e Estatística da BM, relacionados a Operação Golfinho, uma das atuações mais relevantes da Brigada Militar.

A Operação acontece até 22 de fevereiro, no litoral norte, sul e em àguas internas, com objetivo de garantir a segurança durante o período de grande movimentação de pessoas.

Neste período a BM trabalha para proteger às famílias que buscam lazer, seus bens e ainda, prevenir e combater ações criminosas, em prol da segurança dos gaúchos.

Texto: sargento Andressa Rufato/ Comunicação Social BM/ PM5

Fotos: soldado Wagner Hopf

Brigada Militar