Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Curso prepara PMs e cães para atuação policial especializada na Brigada Militar

Policiais militares aprendem a trabalhar lado a lado com cães treinados para missões

Publicação:

Policiais militares aprendem a trabalhar lado a lado com cães treinados para missões
Policiais militares aprendem a trabalhar lado a lado com cães treinados para missões

 

Em meio ao latido ritmado dos cães e à disciplina militar, 20 alunos vivem uma imersão de dois meses no Curso de Especialização em Cinotecnia da Brigada Militar, que chega à sua 10ª edição em 2025. Iniciado em 30 de junho e com encerramento previsto para 22 de agosto, o curso ocorre no Canil Central da BM, em Porto Alegre, e forma binômios — duplas compostas por policial e cão — para atuarem em operações estratégicas em todo o Rio Grande do Sul.

“É um curso que capacita militares e integrantes de instituições coirmãs, como as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil, para operarem com cães em atividades policiais especializadas”, explica o Capitão Pedro Matheus Martins Ribeiro, coordenador da formação, comandante da 3ª Companhia do 1º BPChq e do canil central de Porto Alegre. Com 500 horas-aula de dedicação integral, o curso é um dos mais extensos da Brigada Militar. Durante esse período, cada aluno recebe um cão para cuidar e treinar, aprendendo desde as técnicas básicas de adestramento até o uso do animal em ações de detecção de drogas, guarda, proteção e controle de distúrbios.

“O curso ensina o emprego do cão em situações como operações em estádios, busca em imóveis ou veículos, e controle de tumultos. O objetivo é que o militar volte para sua unidade preparado para extrair o máximo do binômio”, detalha o capitão. Além das técnicas com cães, os participantes também são habilitados em patrulhamento tático motorizado, uso de armas de incapacitação neuromuscular e instrumentos de menor potencial ofensivo, ampliando a capacitação para a atuação em policiamento especializado.

 

Canis em todo o Estado

A Brigada Militar conta com 93 cães policiais ativos no Rio Grande do Sul. Desses, 28 estão no Canil Central, o maior do Estado, vinculado ao 1º Batalhão de Polícia de Choque. A estrutura atende Porto Alegre e as regiões do Delta do Jacuí, Metropolitana, Centro-Sul. Além dele, a BM possui 12 canis regionais, vinculados a batalhões de área ou de choque, cujos militares também participam do curso.

O curso atual conta com 20 alunos e 20 cães, incluindo representantes do Exército Brasileiro. A formação, inclusive, recebe integrantes de forças de segurança de outros estados e instituições: nas edições anteriores, participaram militares do Mato Grosso do Sul, Maranhão, e da Polícia Rodoviária Federal.

 

SAIBA MAIS

Brigada Militar em números

  • 93 cães atuam atualmente em todo o Estado
  • 28 cães estão no Canil Central de Porto Alegre
  • 500 horas-aula é a carga horária do curso de especialização
  • 10ª edição do Curso de Cinotecnia ocorre em 2025
  • 12 canis regionais estão ativos no RS, além do Canil Central

 

Texto: jornalista Marcelo Miranda – SC – PM5 Brigada Militar

Fotos: Sd Morch/PM5-BMRS

Brigada Militar