Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Policiais Militares vão portar câmeras corporais no dia do Gre-Nal em Porto Alegre

Publicação:

A PM aparece diante de uma tela mostrando o cenário operacional da BM que evidencia a distribuição do policiamento ostensivo nos pontos estratégicos relacionados ao Estádio Beira-Rio.
Apresentação da Tenente-Coronel PM Carine Pires Soares, responsável pelo Comando do 1 BPM - Foto: Sd PM Brenda PM5

A Brigada Militar já está preparada para garantir a segurança de torcedores e torcedoras durante todo o dia de realização do Gre-Nal 449, que vai acontecer no próximo domingo (25/01), às 20 horas no Estádio Beira-Rio. O planejamento apresentado na tarde dessa quinta-feira (22/01), na sede do Comando de Policiamento da Capital (CPC), determina a presença do efetivo policial militar em todos os pontos de circulação de público relacionados ao grande evento, tanto em Porto Alegre, como na região metropolitana e municípios próximos.

A estimativa é de um domingo tranquilo para os 35 mil torcedores esperados no Beira-Rio, entre eles dois mil gremistas, desde cedo até o início da madrugada de segunda-feira (26/01). Para tanto, o Departamento de Inteligência da Brigada Militar segue articulado com o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), que atende Canoas, Sapucaia do Sul e Esteio, que vai atuar no policiamento ostensivo nas estações de trem, assim como o Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo e Novo Hamburgo. O CRPM Centro-Sul vai monitorar a circulação das torcidas no fluxo de Guaíba e Eldorado do Sul para Porto Alegre.    

Uma grande mesa sobre a qual há bonés militares e, em volta, estão os comandantes dos efetivos que farão a segurança durante o grande evento.
Subcomandante-Geral, Coronel PM Douglas, ao lado do Comandante do CPC, Coronel PM Schmitt - Foto: Sd PM Brenda PM5

Segundo o Comandante do CPC, coronel PM Fábio da Silva Schmitt, todas as equipes com atuação em Porto Alegre no dia do Gre-Nal, vão portar as câmeras operacionais corporais (COPs). As equipes do Comando de Polícia de Choque atuarão dentro do Estádio. No entorno, a Força Tática, a ROCAM e a Cavalaria estarão preparadas para uma pronta resposta, além do Comando de Polícia Ambiental através do patrulhamento embarcado no Guaíba. Ao mesmo tempo, equipes do Comando de Aviação da Brigada Militar vão fazer o monitoramento aéreo.

Importante destacar que o efetivo policial militar vai atuar igualmente no combate aos crimes, como extorsão, roubo e furto, que já foram registrados em grandes eventos. O Subcomandante-Geral, coronel PM Douglas da Rosa Soares, ressaltou o papel estratégico da Brigada Militar para o sucesso na realização de mais este Gre-Nal: “O nosso maior trabalho é na prevenção. Procuramos antever todas as situações indesejadas e preparar as respostas da forma mais justa e precisa que for possível,” disse ao lembrar o saldo positivo dos Gre-Nais em 2025.  

 

Texto: jornalista Eliege Fante, servidora civil na PM5/BM 

Brigada Militar