Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Patrulha Escolar da Brigada Militar realiza mais de 55 mil visitas em 2025

Reunião técnica dos gestores foi realizada nesta quarta-feira (26/11) para melhoria do atendimento à comunidade escolar

Publicação:

No palco, o Chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, Coronel PM Luigi Gustavo Soares Pereira, fala ao público presente no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar (EsFAS), em Porto Alegre.
Brigada Militar promove a 1ª Reunião Técnica dos Gestores das Patrulhas Escolares – Operação Volta às Aulas - Foto: SD PM Ribeiro PM5

As Patrulhas Escolares da Brigada Militar já realizaram, desde o início de 2025, 55.376 visitas de aproximação, uma média superior a cinco mil visitas por mês. Somente em novembro de 2025, até o dia 25, foram contabilizadas 4.112 visitas. Dentro do propósito de aprimorar o atendimento à comunidade escolar, a Brigada Militar promoveu a 1ª Reunião Técnica dos Gestores das Patrulhas Escolares – Operação Volta às Aulas, realizada nesta quarta-feira (26/11), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar (EsFAS), em Porto Alegre. Diversos temas foram debatidos, entre eles: Extremismo Violento Ideologicamente Motivado; Proerd como Ferramenta de Segurança Escolar; e Agressor Ativo – Perfil Psicológico e Estratégias de Prevenção e Enfrentamento.

A visita de aproximação nas escolas vai além do tradicional patrulhamento, permanência ou diligência. Os patrulheiros ingressam nos estabelecimentos de ensino de forma preventiva e interativa com a comunidade e a direção escolar. O objetivo é identificar demandas, ajustar e orientar procedimentos e providências em prol da segurança no ambiente escolar.

A Patrulha Escolar Comunitária realiza visitas de aproximação rotineiras e palestras com a comunidade escolar. Também executa rondas nas proximidades das instituições de ensino, auxilia na organização do trânsito durante a entrada e saída dos alunos e intervém em situações de risco, como conflitos, atos de violência ou episódios de vulnerabilidade social.

Ambiente mais seguro

Entre as autoridades presentes estavam o Subcomandante-Geral da Brigada Militar, Coronel PM Douglas da Rosa Soares; o Chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, Coronel PM Luigi Gustavo Soares Pereira; o Diretor do Departamento de Ensino da BM, Coronel PM Jorge Dirceu Abreu Silva Filho; e o Chefe da PM3 do Estado-Maior da Brigada Militar, Tenente-Coronel Márcio Luiz da Costa Limeira.

O Coronel PM Douglas destacou a importância da Patrulha Escolar para toda a comunidade. Segundo ele, o Programa Patrulha Escolar Comunitária, existente nos batalhões ou regimentos, reafirma princípios consolidados nas diretrizes históricas da Corporação. “O patrulhamento escolar visa à atuação da polícia ostensiva, proativa e antecipada na preservação da ordem pública. E está sempre em parceria com educadores, educandos, pais e demais profissionais, na busca de melhoria da qualidade de vida no ambiente escolar”, ressaltou.

Conforme o Coronel PM Luigi, a Patrulha Escolar Comunitária desempenha um papel essencial na construção de um ambiente mais seguro e acolhedor para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. “O trabalho deste segmento vai muito além da simples presença fardada. Trata-se de uma atuação preventiva, educativa e comunitária, voltada para a proteção e para o fortalecimento de vínculos entre a polícia e a sociedade”, destacou.

As patrulhas escolares são formadas por efetivo com treinamento em policiamento comunitário, escolar ou formado pelo Proerd, bem como por integrantes do Programa Mais Efetivo (PME), explica o chefe da PM3 do Estado-Maior da Brigada Militar, Tenente-Coronel Costa Limeira. São realizadas palestras preventivas sobre temas como bullying, cyberbullying, agressão física e verbal, drogadição, além do papel das autoridades de segurança pública e das consequências do cometimento de atos infracionais. Desde o início de 2025, já foram realizadas 332 palestras e somente em novembro, já estão contabilizadas 25.

Texto: jornalista Marcelo Miranda – SC PM5/Brigada Militar

Brigada Militar