Patrulha Escolar da Brigada Militar realiza mais de 55 mil visitas em 2025
Reunião técnica dos gestores foi realizada nesta quarta-feira (26/11) para melhoria do atendimento à comunidade escolar
Publicação:
As Patrulhas Escolares da Brigada Militar já realizaram, desde o início de 2025, 55.376 visitas de aproximação, uma média superior a cinco mil visitas por mês. Somente em novembro de 2025, até o dia 25, foram contabilizadas 4.112 visitas. Dentro do propósito de aprimorar o atendimento à comunidade escolar, a Brigada Militar promoveu a 1ª Reunião Técnica dos Gestores das Patrulhas Escolares – Operação Volta às Aulas, realizada nesta quarta-feira (26/11), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar (EsFAS), em Porto Alegre. Diversos temas foram debatidos, entre eles: Extremismo Violento Ideologicamente Motivado; Proerd como Ferramenta de Segurança Escolar; e Agressor Ativo – Perfil Psicológico e Estratégias de Prevenção e Enfrentamento.
A visita de aproximação nas escolas vai além do tradicional patrulhamento, permanência ou diligência. Os patrulheiros ingressam nos estabelecimentos de ensino de forma preventiva e interativa com a comunidade e a direção escolar. O objetivo é identificar demandas, ajustar e orientar procedimentos e providências em prol da segurança no ambiente escolar.
A Patrulha Escolar Comunitária realiza visitas de aproximação rotineiras e palestras com a comunidade escolar. Também executa rondas nas proximidades das instituições de ensino, auxilia na organização do trânsito durante a entrada e saída dos alunos e intervém em situações de risco, como conflitos, atos de violência ou episódios de vulnerabilidade social.
Ambiente mais seguro
Entre as autoridades presentes estavam o Subcomandante-Geral da Brigada Militar, Coronel PM Douglas da Rosa Soares; o Chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, Coronel PM Luigi Gustavo Soares Pereira; o Diretor do Departamento de Ensino da BM, Coronel PM Jorge Dirceu Abreu Silva Filho; e o Chefe da PM3 do Estado-Maior da Brigada Militar, Tenente-Coronel Márcio Luiz da Costa Limeira.
O Coronel PM Douglas destacou a importância da Patrulha Escolar para toda a comunidade. Segundo ele, o Programa Patrulha Escolar Comunitária, existente nos batalhões ou regimentos, reafirma princípios consolidados nas diretrizes históricas da Corporação. “O patrulhamento escolar visa à atuação da polícia ostensiva, proativa e antecipada na preservação da ordem pública. E está sempre em parceria com educadores, educandos, pais e demais profissionais, na busca de melhoria da qualidade de vida no ambiente escolar”, ressaltou.
Conforme o Coronel PM Luigi, a Patrulha Escolar Comunitária desempenha um papel essencial na construção de um ambiente mais seguro e acolhedor para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. “O trabalho deste segmento vai muito além da simples presença fardada. Trata-se de uma atuação preventiva, educativa e comunitária, voltada para a proteção e para o fortalecimento de vínculos entre a polícia e a sociedade”, destacou.
As patrulhas escolares são formadas por efetivo com treinamento em policiamento comunitário, escolar ou formado pelo Proerd, bem como por integrantes do Programa Mais Efetivo (PME), explica o chefe da PM3 do Estado-Maior da Brigada Militar, Tenente-Coronel Costa Limeira. São realizadas palestras preventivas sobre temas como bullying, cyberbullying, agressão física e verbal, drogadição, além do papel das autoridades de segurança pública e das consequências do cometimento de atos infracionais. Desde o início de 2025, já foram realizadas 332 palestras e somente em novembro, já estão contabilizadas 25.
Texto: jornalista Marcelo Miranda – SC PM5/Brigada Militar