Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre a agência transfusional

Agência Transfusional do HBMPA

Emergência - HBMPA

Informamos que o HBMPA possui uma Agência Transfusional, conveniada ao Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, que nos fornece os hemocomponentes utilizados para transfusões e reservas cirúrgicas.

Com o intuito de atender toda a demanda e manter nossa Agência Transfusional sempre abastecida, necessitamos encaminhar doadores de sangue regularmente ao Hemocentro.

É importante destacar que a Agência Transfusional foi reinaugurada em 2012 no HBMPA sob o comando total do hospital, anteriormente ela existia, mas era de responsabilidade do hospital em conjunto com o Laboratório conveniado. Foi reestruturada e foi chefiada a partir daí pelo Ten Cel Alessandro, atualmente diretor geral do hospital, que na época era capitão.

Neste momento também o Serviço Social foi convidado a compor a equipe para trabalhar na coordenação da captação de doadores de sangue. Em julho de 2012 elaboramos e confeccionamos um folder para divulgar a campanha de doação de sangue.

Desde 2018 a Chefia da Agência está sob a coordenação do Cap Contin médico hematologista, e a partir de 2021 a equipe formada no setor é composta somente por militares, a qual vem desenvolvendo melhorias para melhor servir seus pacientes. A equipe é composta por: 01 capitão médico, 01 tenente enfermeira e 05 soldados técnicos de enfermagem. É conveniada ao Hemocentro que nos fornece os hemocomponentes utilizados, para transfusões e reservas cirúrgicas.

A Agência Transfusional é responsável pelo atendimento transfusional. Local onde são realizados os procedimentos pré transfusionais para garantir a segurança do receptor. O setor presta atendimento 24 horas. E tem como atribuições o recebimento da solicitação de transfusão; a coleta de amostra; os testes pré-transfusionais; a liberação dos hemocomponentes para transfusão e a avaliação de possíveis reações transfusionais.

 

A doação de sangue é um ato de solidariedade, uma ação voluntária e consciente que pode salvar vidas. Só depende de você! 

 

A você que está lendo esta mensagem agora e quer fazer sua parte ajudando o próximo, participe da campanha de doação de sangue. Seja um doador voluntário.

Procure um dos hemocentros do Estado (Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre ou Santa Maria), faça a sua doação e ajude a salvar a vida de uma pessoa.

Caso não possua um hemocentro próximo a você, não deixe de fazer sua doação de sangue, procure um banco de sangue mais próximo de você e faça a diferença, seja um doador de sangue.

Acesse a página Alerta Vermelho e veja quem está precisando da sua doação de sangue.

 

Observação Importante:

Ao chegar ao Hemocentro, todos os doadores procedentes do HBMPA devem informar o nome da instituição e o nome completo do paciente para quem se destina a doação, caso não seja doação espontânea.

Brigada Militar