Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre a Doação de sangue

Hospital da Brigada Militar Porto Alegre
Hospital da Brigada Militar Porto Alegre

 Campanha de Doação de Sangue

Informamos que o Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre (HBMPA) necessita de doadores de sangue de qualquer tipo sanguíneo. O hospital possui um convênio com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul e deve encaminhar com regularidade doadores para manter o estoque abastecido. O HEMOCENTRO segue com o estoque de bolsas de sangue muito baixo e conta com a colaboração de todos para reverter à situação.

No contexto atual da pandemia de Covid-19, uma das muitas consequências é a queda na doação de sangue em decorrência da diminuição do número de doadores por conta da pandemia. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas,  pois dá origem a um concentrado de hemácias, plasma, plaqueta e crio. O estoque insuficiente afeta a realização de cirurgias e outros procedimentos, por isto necessitamos de doações voluntárias permanentes.

Para doar sangue basta estar saudável, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos podem doar mediante autorização dos pais ou responsáveis), pesar pelo menos 50 quilos e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação. Todos os tipos de sangue são necessários.

O Hemocentro está localizado na Avenida Bento Gonçalves, 3722, bairro Partenon e funciona de segunda a sexta-feira das 8hs às 16hs. É importante informar que a doação é para o Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre (HBMPA) e não se esqueça do documento de identificação.

Maiores informações no Serviço Social do HBMPA pelo telefone: (51) 986419315 ou pelo e-mail: hbmpa-svsocial@bm.rs.gov.br.

 Campanha de Doação de Sangue - Brigada Militar

Uma das formas de solidariedade adotadas pela Brigada Militar é a Campanha Solidária "Sangue Brigadiano".

Inúmeros pedidos de doação de sangue chegam até nossa Instituição, sejam por mensagens via e-mail, pelo whatsapp ou até mesmo por cartinhas, estas que são entregues pessoalmente nos diversos quartéis, localizados por todo o Estado.

A Brigada Militar divulga todos os meses do ano diversos pedidos de doações de sangue e enfatiza para que todas as pessoas realizem esta nobre ação: Doe sangue, salve vidas.

Muitos brigadianos e brigadianas aderiram a campanha e o número aumenta a cada ano com o crescente contingente de voluntários a ajudar o próximo com um dos nossos bens mais sagrados, o nosso sangue.

A Brigada Militar quer que você faça parte deste time que luta em prol de ajudar ao próximo, que procura num gesto de doação fazer sua parte e com isso salvar a vida de outro ser humano. Por isso, convidamos você para que seja um doador voluntário e compartilhe esta ideia para que um número maior de pessoas faça parte do nosso time da doação. 

campanha solidária "Sangue Brigadiano"
campanha solidária "Sangue Brigadiano"

 

 

Acesse a página Alerta Vermelho e saiba quem está precisando da sua doação de sangue.

Observação Importante:

Ao chegar ao Hemocentro, todos os doadores procedentes do HBMPA devem informar o nome da instituição e o nome completo do paciente para quem se destina a doação, caso não seja doação espontânea.

Locais

Brigada Militar