Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 5º BPChq

           Criado através do decreto nº 54.697, de 15 de julho de 2019, 5º Batalhão de Polícia de Choque constitui-se de uma fração reserva do Comando-Geral, ligada diretamente ao Subcomandante geral da Brigada Militar e subordinada administrativamente e operacionalmente ao Comando de Polícia de Choque.

            Localizado na rua Almirante Barroso n° 2928, no Centro da cidade de Pelotas, teve sua inauguração oficial realizada em 17 de outubro de 2019, que contou com a presença do seu primeiro Comandante, o Major Rogério Loureiro Vasconcelos, o então governador do estado, Eduardo Leite, bem como outras autoridades civis e militares.

            Atualmente o 5° BPChoque conta com efetivo treinado com instruções específicas da doutrina de choque, que habilitam o efetivo a atuar de forma padronizada assim como os demais batalhões de choque.

            Apesar da sua missão principal ser voltada ao controle de distúrbios civis, rebeliões e revistas em casas prisionais, reintegrações de posse e policiamento em grandes eventos, possui a incumbência de apoiar as unidades de policiamento da região sul, através da realização de operações pontuais com foco na redução dos índices criminais e na manutenção da ordem pública.

 

            

Você é o nosso visitante nº: contador de visitas gratis 


Conteúdos relacionados

Brigada Militar