Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o CRPO-VC

Mapa da área do Comando Regional de Policia Ostensiva Vale do Caí
Mapa da área do Comando Regional de Policia Ostensiva Vale do Caí

ando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Caí – CRPO VC – foi criado através do Decreto Estadual nº 26.114, em 18 de Outubro de 1977, com a denominação “Comando de Policiamento da Área 4” - CPA/4, subordinado diretamente ao Comandante Geral da Brigada Militar, com sede em Novo Hamburgo. Este comando passou a administrar as seguintes unidades operacionais subordinadas: 3º BPM, 5º BPM, 8º BPM e 12º BPM.

O CPA/4 foi instalado em 04 de janeiro de 1978, na cidade de Porto Alegre, tendo sido transferido em 17 de Agosto de 1978 para a cidade de Novo Hamburgo.

Seu 1° comandante foi o Coronel Sumerval Silveira, nomeado em 04 de janeiro de 1978, permanecendo no Comando até 08 de abril de 1979.

Em outubro de 1981 a sede do CPA/4 foi transferida de Novo Hamburgo para a cidade de Montenegro e instalada junto ao aquartelamento do 5º BPM. Em 1987 mudou-se para o prédio do antigo frigorífico Renner, na rua Ramiro Barcelos.

Em 23 de novembro de 1998, a Brigada Militar passou por uma reestruturação e o Comando de Policiamento da Área 4 passou a denominar-se Comando Regional de Polícia Ostensiva - Vale do Caí, tendo os seguintes municípios em sua área de atuação: Montenegro, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Tupandi, Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova e Maratá.

Em 14 de fevereiro de 2001, nova reestruturação define outra divisão territorial para os comandos regionais da Brigada Militar e pela Portaria Nr 108/EMBM/2001, são extintos os Comandos Regionais de Polícia Ostensiva Vale do Caí, com sede em Montenegro e Vale do Taquari, sediado em Lajeado, sendo criado um único comando para os Vales do Caí e Taquari, denominado CRPO/VTC, com sede na cidade de Lajeado.

Finalmente através da Portaria Nr 011, de 23 de junho de 2004 e pelo Decreto Nr 42871 de 05 Fevereiro de 2004, é instalado o Comando Regional de Polícia Ostensiva Vale do Caí - CRPO/VC, com sede no município de Montenegro, situado à rua Artur Renner nº 800, com circunscrição territorial abrangendo os seguintes municípios: Montenegro, São Sebastião do Caí, Salvador do Sul, Triunfo, Feliz, Bom Princípio, Maratá, Brochier, Pareci Novo, Barão, São José do Sul, São Pedro da Serra, São José do Hortêncio, Harmonia, Alto Feliz, Linha Nova, Vale Real, São Vendelino e Tupandi.

Hoje, o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Caí é composto por duas Unidades Operacionais subordinadas, são elas: 5° Batalhão de Polícia Militar, com sede no município de Montenegro e 27° Batalhão de Polícia Militar, com sede no município de São Sebastião do Caí.

Locais

Brigada Militar