Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Telefone 190 da Brigada Militar zera a fila de espera e registra um chamado por minuto em Porto Alegre

Copom atinge média de 44,8 mil ligações mensais e reduz em até 80% o tempo de resposta

Publicação:

Centro Integrado de Operações e Emergência (Copom)
Centro Integrado de Operações e Emergência (Copom)

O telefone 190 da Brigada Militar recebe, em média, um chamado por minuto, conforme dados do Centro Integrado de Operações e Emergência (Copom), em Porto Alegre. De abril a setembro de 2025, o número de ligações somou 268.990, o que representa uma média mensal de 44.832 atendimentos, 1.494 por dia e 62 por hora. A tendência, segundo o comando, é de aumento nos meses mais quentes do ano.

De acordo com o comandante do Copom, tenente-coronel PM Cristiano Moraes, o tempo de espera foi praticamente eliminado. “Nós conseguimos zerar a fila de espera. Hoje, o operador não demora mais do que dez segundos para atender a ligação”, afirma o oficial. Moraes destaca que todo o fluxo de atendimento é monitorado. “Todas as nossas ligações são gravadas, o que garante uma auditoria, caso seja necessário. Tem sido um trabalho bem intenso. Diminuímos bastante o nosso tempo resposta”, explica.

Até chegar equipe

O tempo resposta — medido entre o momento em que a chamada entra no 190 e a chegada da equipe ao local —, segundo o comandante, foi reduzido em aproximadamente 80%. “O que as pessoas têm que entender é o seguinte: recebemos a demanda, atendemos, geramos o protocolo e aí entra a questão do tempo-resposta. Depende do que temos à disposição na rua, naquele exato momento do dia. Às vezes, em horários de pico, com número excessivo de demandas, pode ser que a equipe demore um pouco mais para chegar”, observa Moraes.

O Comandante relembra as dificuldades enfrentadas após o incêndio na Secretaria de Segurança Pública, quando o atendimento do 190 precisou ser reorganizado. “Após o incêndio, tivemos que trabalhar emergencialmente com o 190 no 9o batalhão, e todas as salas de despacho foram transferidas para unidades descentralizadas. Quando trouxemos o efetivo para o Copom, que completou um ano em 30 de setembro, reunimos todos em um único local. Assim, conseguimos planejar, coordenar e fiscalizar melhor esse trabalho”, relata.

A melhoria no atendimento também contou com reforço operacional. “Com o apoio das equipes de rua, a implementação de 58 novas viaturas no Comando de Policiamento da Capital, além do uso de motos e da Força Tática, conseguimos atender melhor a população”, complementa o tenente-coronel Moraes.

Chamados 190 - Brigada Militar

Abril a setembro:

Abril: 43.790

Maio: 42.967

Junho: 35.448

Julho: 42.392

Agosto: 53.049

Setembro: 51.344

Média mensal

Média mensal: 44.832 chamados

Média por dia: 1.494 chamados - (considerando 30 dias por mês)

⃣ Média por hora: 62 chamados

Média por minuto: 1 chamado por minuto



Texto: jornalista Marcelo Miranda – SC PM5/Brigada Militar

Brigada Militar