Brigada Militar amplia o efetivo com a formatura de 356 novos soldados
Publicação:


A Brigada Militar realizou a formatura do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), que entrega ao efetivo da Corporação, 356 novos soldados, entre 304 homens e 52 mulheres. A solenidade aconteceu na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (17/10), com destaque para as presenças do governador Eduardo Leite, do secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e do subcomandante-geral da Brigada Militar, que está respondendo pelo Comando-Geral, coronel PM Douglas da Rosa Soares. Na capital gaúcha, formaram-se 162 homens e 29 mulheres, um total de 191 soldados novos. E, à tarde, em Osório, 142 homens e 23 mulheres, totalizando 165 novos policiais.
O governador Eduardo Leite entregou a Medalha Coronel Odilon ao primeiro colocado do Curso devido média final mais alta, o soldado PM Gabriel Vinícius Mikelon, que recebeu uma bolsa de estudos de graduação em Direito pela Escola Superior dos Oficiais da Brigada Militar (ESBM).No discurso, o governador afirmou: “Quem escolhe a Brigada Militar assume uma missão de vida dedicada à proteção da sociedade. São esses homens e mulheres que estarão nas ruas, cuidando, prevenindo e agindo com coragem.”

O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, parabenizou os novos soldados que vão reforçar o efetivo da Brigada Militar em um momento de reduções expressivas nos indicadores de criminalidade da segurança pública. “Nos últimos anos, tivemos reduções de 38% nos homicídios, 43% nos latrocínios, 57% nos roubos a pedestres e 58% nos roubos de veículos,” salientou.
Os formandos assistiram um vídeo com os cumprimentos do comandante-geral da Brigada Militar, coronel PM Cláudio dos Santos Feoli, que está em viagem cumprindo agenda oficial. “Os senhores estão prontos para proteger a nossa sociedade porque tiveram a fibra necessária para transformar a vocação em missão e a missão em realidade. Mas, não se enganem, formandos, este não é o ponto de chegada, mas sim, o ponto de partida. A Brigada Militar é herança e futuro,” pronunciou na mensagem.

Presente na solenidade, o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel PM Douglas da Rosa Soares, destacou o esforço e a resistência dos novos soldados no dia a dia do CBFPM: “Nada do que os senhores viveram nesta formação foi fácil, mas tudo foi necessário que possam proteger a nossa sociedade. Ser Policial Militar é mais do que exercer uma função pública: é carregar o peso e a honra do juramento que não termina nesta formatura; se renova a cada dia, nas ruas, nas madrugadas, a cada novo serviço, no turno tranquilo ou na prontidão da ocorrência”.
Em Osório, a Esfes formou 165 policiais militares e contou com a presença do coronel Douglas, que atualmente está na função de comandante-geral da BM. Na cerimônia o major Daniel Marobim, comandante da Esfes/Montenegro discursou aos formandos: "Lembrem-se, dediquem-se a se tornarem melhores a cada dia, melhores de si mesmos, desenvolvam a capacidade plena de enfrentar e vencer os desafios diários da profissão. A sociedade gaúcha deposita a confiança em cada um de nós e em nossa Instituição."
Curso Básico de Formação Policial Militar - CBFPM
O CBFPM é realizado pelo Departamento de Ensino da Brigada Militar, que coordena todas as atividades de ensino, treinamento, pesquisa e de acervo cultural da Instituição. Os candidatos ao CBFPM participam de concurso público e optam por uma das Escolas de Formação e Especialização de Soldados (ESFES) nos municípios de Porto Alegre, Osório e Montenegro.
Leia também:
Brigada Militar formou 539 soldados em julho deste ano
Texto: jornalista Eliege Fante, servidora civil e Sgt PM Rufato PM5/BM