Brigada Militar mobiliza o efetivo na Operação Elo de Proteção neste Outubro Rosa
Brigada Militar e Polícia Civil atenderam mais de quatro mil vítimas e realizaram 1.863 medidas protetivas
Publicação:

Neste Outubro Rosa, acontece também a Operação Elo de Proteção no Rio Grande do Sul. Conforme o divulgado pela Secretaria de Segurança Pública, que coordena a Operação, já foram realizadas 71 palestras e 223 atividades de formação. Mais de 4,4 mil vítimas de violência doméstica foram atendidas. Juntas, Brigada Militar e Polícia Civil realizaram 1.863 medidas protetivas, com 297 denúncias apuradas, que levaram à condução de 91 suspeitos de violência doméstica.

Além da atuação repressiva, as Unidades da Brigada Militar mobilizaram o efetivo em atividades educativas, unindo os temas de combate ao crime de violência contra a mulher da Operação Elo de Proteção, às formas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, pauta do Outubro Rosa.
Na terça-feira (14/10), o Departamento Administrativo realizou um encontro com uma palestra ministrada pela ginecologista e obstetra, Cláudia Marques Pereira, que abordou temas relacionados à prevenção e aos cuidados com a saúde da mulher, com ênfase no câncer de mama.
Em Santo Ângelo, o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Missões reuniu as policiais militares de 34 municípios membros, além do efetivo do Colégio Tiradentes, da Polícia Ambiental, da Polícia Rodoviária Estadual, do Corpo de Bombeiros Militar e as servidoras da Defesa Civil do município. A programação contou com palestras ministradas por profissionais das áreas médica e psicológica.

Em Charqueadas, na quarta-feira (15/10), a Patrulha Maria da Penha do 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM) realizou a entrega de panfletos informativos com orientações de prevenção e canais de denúncia.
Em Ijuí, o 29° BPM esteve na Expofest 2025 entregando folders com instruções às mulheres sobre como agir e o que fazer quando se encontrarem em situação de violência doméstica. Além disso, divulgaram a Campanha Caixa Rosa da Patrulha Maria da Penha, que visa arrecadar, de forma permanente, produtos de higiene pessoal e beleza para doação às mulheres em situação de vulnerabilidade social. Policiais militares montam os kits de higiene e beleza, que são entregues as vítimas e aos filhos durante as visitas de fiscalização das Medidas Protetivas de Urgência.

Em Rio Pardo, o 2º BPM ministrou uma palestra em uma escola, que possibilitou a participação de todos os alunos. A atividade teve caráter educativo e preventivo, reforçando o compromisso da Brigada Militar com a proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade e a promoção de uma cultura de respeito e segurança.
Em Vacaria, a Patrulha Maria da Penha do 10º BPM também realizou atividades em uma escola. Em parceria com o Centro de Referência da Mulher, abordou-se o enfrentamento à violência doméstica e o fortalecimento da rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Em Lajeado, uma sargento do 22° BPM abordou na palestra realizada em uma empresa, a sua história de superação ao enfrentar o câncer há dez anos. A ação é voltada ao fortalecimento dos vínculos com a comunidade e à valorização da vida e da saúde.
Em Santana do Livramento, o 2º RPMon desenvolveu ações de conscientização em diversos estabelecimentos comerciais do município, reforçando o papel da comunidade na proteção das vítimas e na promoção de um ambiente mais seguro para todos.
Texto: ComSocs, Ascom SSP e jornalista Eliege Fante, servidora civil na PM5/BM