Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Choque, Bope e Ambiental: força e diversidade da Brigada Militar em exposição na Expointer

Três batalhões, três missões, uma mesma BM em diferentes dimensões da comunidade gaúcha

Publicação:

Brigada Militar em exposição na Expointer
Brigada Militar em exposição na Expointer

A 48ª Expointer abriu espaço para três frentes fundamentais da Brigada Militar: o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Comando Ambiental. Reunidos em um mesmo ambiente, esses grupos revelam ao público um panorama que vai da resposta imediata em situações de crise à preservação da natureza, mostrando como a Corporação atua em diversas situações da vida em sociedade.

O impacto e a técnica

O Batalhão de Polícia de Choque é apresentado na feira como uma das forças mais versáteis da Brigada. Reconhecido por missões complexas, como controle de distúrbios, reintegrações de posse, revistas em presídios e escoltas de alto risco, o Choque também é referência na repressão à criminalidade violenta. Além das operações, o batalhão é responsável por cursos de especialização que formam e multiplicam conhecimento técnico em áreas como operações de choque, cinotecnia e patrulhamento motorizado, consolidando sua relevância histórica e sua preparação permanente para servir à sociedade gaúcha.

A tropa de elite da BM

Diretamente subordinado ao Subcomandante-Geral, o Bope é a fração de pronta resposta da Corporação. Com atuação em todo o território gaúcho, o batalhão é chamado para missões de maior complexidade e risco, como gerenciamento de crises com reféns, negociações críticas e emprego de atiradores de precisão. O público da Expointer recebe informações sobre as diferentes equipes especializadas, como a de Intervenção Tática, Antibomba e Negociação Policial. Formado por operadores altamente capacitados, o Bope simboliza o mais alto nível de excelência técnica e operacional da Brigada Militar, destacando-se pela coragem, disciplina e compromisso com a proteção da sociedade.

Educação e preservação

Se o Choque e o Bope representam a força em campo, o Comando Ambiental traduz a vocação preventiva da Brigada Militar. O comando é responsável por fiscalizações e por ações educativas e atua em situações de combate aos crimes ambientais contra a fauna e a flora. Também se reveste de um caráter repressivo efetivamente. Um dos destaques da exposição na Expointer é o conhecimento sobre o programa Patrulheiro Ambiental Mirim, desenvolvido desde 2004 e reestruturado em 2021, que já formou milhares de crianças e adolescentes como agentes multiplicadores de consciência ambiental. A iniciativa alia aulas teóricas sobre temas como solo, fauna, flora e sustentabilidade a práticas como plantio de árvores e reaproveitamento de materiais recicláveis, contribuindo para a formação de novas gerações comprometidas com a preservação do planeta.

A presença do Choque, do Bope e do Comando Ambiental na 48ª Expointer mostra a diversidade de papéis da Corporação, que vai da proteção da ordem à defesa do meio ambiente, sempre com foco no bem-estar da comunidade gaúcha.

Texto: jornalista Marcelo Miranda, SC, PM5/Brigada Militar

Fotos: Sd Brenda/PM5,  Sd Wagner/PM5, Sd Morch/PM5,  Sd Bittencourt/BOPE

Brigada Militar