Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre a Odontologia (Importância da odontologia e sua relação com a saúde bucal e sistêmica)

A odontologia e a saúde bucal desempenham um papel fundamental no bem-estar geral das pessoas. Algumas das razões pelas quais são importantes: 

  • Prevenção de Doenças: A odontologia preventiva e a promoção da saúde bucal ajudam a prevenir uma série de problemas dentários e gengivais, como cárie dentária, câncer bucal, gengivite e periodontite. Manter uma boa higiene bucal, realizar exames regulares e adotar hábitos saudáveis podem evitar o desenvolvimento dessas condições. 

  • Melhoria da Qualidade de Vida: Uma boca saudável contribui para uma melhor qualidade de vida. Isso inclui a capacidade de comer alimentos variados sem dor ou desconforto, falar claramente e sorrir com confiança, o que pode impactar positivamente as interações sociais e emocionais. 

  • Saúde Geral: Estudos têm demonstrado uma relação entre a saúde bucal e a saúde geral do corpo. Problemas bucais, como infecções gengivais, podem estar associados a condições como doenças cardíacas, diabetes e complicações na gravidez. Manter a saúde bucal pode ajudar a reduzir o risco dessas doenças e melhorar a saúde geral. 

  • Prevenção de Complicações: Tratar problemas dentários precocemente pode evitar complicações mais graves no futuro. Por exemplo, uma cárie não tratada pode levar à necessidade de tratamento de canal ou extração dentária. Tratar problemas bucais logo no início pode evitar desconforto, dor e custos mais altos no futuro. 

  • Autoestima e Confiança: Uma boa saúde bucal pode contribuir para uma maior autoestima e confiança. Um sorriso bonito e saudável pode melhorar a aparência geral e a autoimagem de uma pessoa, levando a uma maior confiança em si mesmo e nas interações sociais 

Para a atividade policial militar estas características mostram-se ainda mais importantes. A saúde bucal faz parte da saúde geral do indivíduo e constitui-se como elemento fundamental para o Servidor Militar Estadual.  A peculiaridade de sua atuação junto a comunidade, impõe a necessidade do mais elevado padrão bucal, estético e funcional, a fim de poder comunicar-se com a população e representar o Estado em sua plenitude e soberania. Estética, função e fonação desempenham importante papel quando da necessidade de interação com a sociedade, frente às necessidades propostas pelos novos e modernos conceitos de policiamento comunitário. 

Além disso evidencia-se grande relação de saúde bucal com a saúde sistêmica, a qual é demonstrada por inúmeros estudos, onde a presença de patologias bucais pode vir a desencadear uma série de doenças e agravos de saúde geral, e consequentemente relação na atividade policial uma vez que estes agravos podem impactar também o condicionamento físico e consequentemente a atividade fim (Oliveira, 2016; Hoppe, 2017) 

As bases biológicas desta relação sugerem que os microrganismos bucais e seus produtos promovem a disfunção endotelial, seguido da formação e maturação de placas de gordura (ateromas) os quais quando rompidos podem levar a trombose vascular. As doenças de origem bucal podem ainda agravar a saúde geral através da metástase, propagando a infecção endodôntica e/ou periodontal através de bacteremias transitórias, pela circulação de toxinas microbianas de origem bucal, ou ainda através da inflamação sistêmica resultante de uma resposta imunitária a patógenos de origem endodôntica e/ou periodontal, tornando-se evidente o impacto sistêmico que a saúde bucal e o consequente envolvimento do processo imune-inflamatório e o papel que microrganismos orais e seus subprodutos exerçam no desenvolvimento e na progressão de doenças crônicas não transmissíveis, estes agravos podem impactar também o condicionamento físico e consequentemente a atividade fim, o bom preparo físico torna-se condição essencial à plena execução da atividade fim policial militar (Gomes 2022). 

Brigada Militar