Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SOBRE

CT Pelotas
CT Pelotas

 Histórico do CTBM de Pelotas

Em 25 de setembro de 2008, através do decreto n.º 45.912, o qual foi publicado no Diário Oficial n° 187, no dia 26 de setembro de 2008, página 02, a Governadora do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, cria a unidade do Colégio Tiradentes da Brigada Militar com a sede no município de Pelotas. 

Após o Decreto de criação, o Comando Regional de Polícia Ostensiva sul, na época sob o Comando do Coronel QOEM ODIOMAR LUIS BITENCOURT TEIXEIRA, começou a realizar reuniões com as principais lideranças locais, regionais e estaduais, na busca de um local para a instalação da escola.

No dia 28 de janeiro de 2010, através do Boletim Interno n.º 019/CRPO SUL, foi nomeado pelo então Comandante do CRPO SUL, Coronel QOEM FRANCISCO ANTONIO MONDADORI VALLE, Major QOEM EDUARDO DOS SANTOS PERACHI, Capitão QOEM PAULO RENATO SCHERDIEN e 1°Sargento QTPM-1 JOEL LEMOS DA SILVEIRA, para comporem a presidência da Comissão de Instalação do Colégio Tiradentes da Brigada militar de Pelotas.

Coube aos referidos, a partir daquela data, organizar todas as tratativas atinentes a estruturação, instalação e credenciamento do referido liceu militar na cidade de Pelotas.   

No dia 16 de junho de 2010, o Tenente Coronel QOEM JULIO CESAR SCWANTZ, na época respondendo pelo Comando do CRPO SUL, assinou o ofício n° 489/SSRH/2010, que formalizou o pedido de cessão de uso do prédio em que hoje estamos instalados, a Secretaria Estadual de Educação. 

Em 27 de julho de 2010, foi publicado no BG n.º141 a Portaria de n°430/EMBM/2010, do Comandante Geral da Brigada Militar, na época Coronel QOEM JOÃO CARLOS TRINDADE LOPES, a qual instala a Unidade do Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM) na cidade de Pelotas.

Após uma longa trajetória da documentação, em 22 de dezembro de 2010, foi autorizado o funcionamento do liceu, conforme Parecer n° 806/2010- Processo SE n° 73.771/19.00/10.1- Credencia o Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas, para a oferta de ensino médio. Aprova o regimento escolar, autoriza o funcionamento desse curso nesse Colégio. 

Em 27 de dezembro de 2010, através do EDITAL N°109/DE/2010, foi aberto o processo seletivo de admissão e classificação para o ingresso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas, para o ano letivo de 2011, onde foram ofertadas sessenta vagas, das quais 40 (quarenta) vagas destinadas à comunidade em geral e 20 (vinte) vagas destinadas aos filhos ou dependentes de policial militar com a guarda, ou tutela judicialmente constituída. 

Finalmente, às 14 horas do dia 21 de fevereiro de 2011, apresentaram-se os sessenta alunos aprovados no processo seletivo, os quais de imediato iniciaram o treinamento e o conhecimento das e atividades de rotina diária, monitorados por seis alunos do CTBM de Porto Alegre, e supervisionados pelo Comando da Unidade e seu corpo técnico.

 

Brigada Militar