Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

ESTRUTURA

Publicação:

Estrutura do CTBM

Estrutura do CTBM de Pelotas

DO COMANDANTE E SUBCOMANDANTE 

O Comandante do Colégio Tiradentes é a autoridade máxima da escola, exercendo o comando juntamente com o subcomandante, a quem compete assessorar o primeiro e substituir- lhe em suas ausências, estando ambos subordinados ao Departamento de Ensino da Brigada Militar.

DO CORPO DOCENTE

Composto por professores da rede estadual de ensino cedidos ao Colégio Tiradentes de Pelotas.

DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

A Coordenação Pedagógica é a chefia imediata dos professores constituída por especialistas em educação, legalmente habilitados e identificados com a proposta e prática pedagógica do Colégio, desenvolvendo suas atividades de forma integrada, promovendo a articulação entre os demais serviços e visando à qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

A Orientação Educacional é o setor do colégio constituído por especialistas em educação, legalmente habilitados e identificados com a proposta e prática pedagógica que acompanha o desenvolvimento dos estudantes, orientando-os para um melhor desempenho, por meio de uma parceria efetiva com as famílias e com os demais sujeitos do processo educativo: professores, coordenadores e direção.

Da Seção de Ensino

A Seção de Ensino é a responsável pela realização de atribuições relacionadas a Educação e Ensino, tais como controle da secretaria, laboratório, biblioteca, controle de equipamentos, impressão de provas, xerox, trabalhos, documentos escolares, interação com a frequência, atestados, agendamento de provas de segunda chamada, compor bancas de aplicação de provas, etc. Além das atribuições legais ou regulamentares afetas ao tema ensino, bem como todas as demais determinadas pelo Comandante ou Subcomandante do Colégio Tiradentes.

DO CORPO DISCENTE

O corpo discente é formado pelos alunos do Colégio Tiradentes, os quais devem observar fielmente às disposições da Portaria 535/EMBM/12, a qual prevê o manual do aluno e seu regulamento disciplinar.

Da Seção Administrativa

A Seção Administrativa é a responsável pela realização de atribuições de administração de recursos humanos, logística, ordens de serviço, almoxarifado, comunicação social, apoio ao CPM e todas as demais atribuições legais ou regulamentares, bem como as determinadas pelo Comandante ou Subcomandante do Colégio Tiradentes.

Do Corpo de Alunos

O Corpo de Alunos  é responsável pela disciplina militar, instrução, controle e acompanhamento do corpo discente do Colégio Tiradentes, observando as normas legais e regulamentares, além das determinações do comando do Colégio Tiradentes de Pelotas.

Do Batalhão Escolar

O Batalhão Escolar é formado pelo corpo discente, composto por subgrupamentos denominados "Companhias", e este por "Pelotões", com integrantes de todas as séries escolares distribuídas equitativamente.

Os alunos exercem funções de comando e chefia entre si, com a finalidade de aprender e exercitar princípios de gerenciamento, controle e coordenação de pessoas.

Da Guarda Escolar

A guarda do CTBM é a responsável pela abertura e fechamento do Colégio.

Compete à guarda chegar com antecedência para fazer a abertura, bem como fazer a revisão geral das dependências quando do fechamento do liceu, além de outras missões determinadas pelo comando.

 Fonte: Portaria 535/EMBM/2012 e RI/CTBM-Pelotas/2012. NGA Nº01/CTBM-PEL/2023.



Brigada Militar